
Impacto e parcerias
O Fórum para Tecnologia Estratégica dos BRICS+ atua, hoje, no escopo da presidência brasileira, promovendo projetos regionais, nacionais e internacionais de cooperação e desenvolvimento tecnológico sustentável entre os parceiros e amigos dos países do bloco.

Estratégia, Dados e Soberania
do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEPSI IREL UnB)
A parceria com o Grupo de Trabalho em Estratégia fortalece a produção de insumos estratégicos para o Fórum para Tecnologia Estratégica dos BRICS+. O GEPSI é uma iniciativa acadêmica dedicada a estudar questões de segurança internacional com abordagens interdisciplinares, abrangendo temas como diplomacia, governança digital e proteção de dados. Com um enfoque holístico que integra dimensões política, técnica e normativa, o GT desenvolve bases teóricas, ferramentas computacionais e estratégias multissetoriais para a governança de dados e a preservação da soberania nacional, contribuindo diretamente para ampliar o impacto dos projetos do Fórum no Sul Global.
Código de Ética
Nosso Código de Conduta Ética do Fórum para Tecnologia Estratégica dos BRICS+, aprovado em 14 de agosto de 2025, define padrões claros de comportamento para associados, dirigentes, parceiros e colaboradores. Estruturado sobre princípios de integridade, independência, cooperação e diversidade, o documento garante que nossas práticas institucionais estejam em conformidade com as mais rigorosas normas nacionais e internacionais de ética, governança e transparência. Ao consolidar diretrizes que abrangem desde a integridade acadêmica e científica até a cooperação internacional, a prevenção de conflitos de interesse e o combate à corrupção, o Código reafirma o compromisso do Fórum em atuar de forma responsável, apartidária e sustentável, assegurando credibilidade, legitimidade e alinhamento com os valores do BRICS+ e do Sul Global
